Descubra aquilo que nunca te contaram sobre Marketing De Conteúdo e Inbond Marketing

Ao procurar mais informações a respeito de marketing digital é possível que você tenha encontrado dois termos bem conhecidos: marketing de conteúdo e inbound marketing. Esses dois termos são usados como se significassem a mesma coisa, porém é preciso rever esses conceitos, já que cada um deve ser utilizado de forma correta para serem aproveitados com o máximo desempenho. Se você deseja conhecer o significado de cada um desses termos, sugiro que continue lendo esse artigo.

 

O que é inbond marketing?

Também conhecido como como marketing de atração, pode ser definido de maneira simples como uma mudança no modelo de marketing que vinha sendo anteriormente ( outbond marketing ).

No outbond marketing a empresa interrompe uma determinada experiência do usuário para divulgar seu produto ou serviço. Um claro exemplo disso são os comerciais de TV. Por outro lado, o inbound marketing tem como objetivo atrair o cliente até a empresa.

Ao invés da empresa correr atrás do cliente, é o cliente que vem até a empresa por livre e espontânea vontade. No entanto, o cliente não pode fazer esse caminho sem a ajuda de certas ferramentas importantes que possibilitam que isso aconteça.

Um exemplo de ferramentas utilizadas nessa estratégia é um site otimizado pelos motores de busca, permitindo que quando o cliente faça uma pesquisa, seja encontrada nos primeiros resultados. Converter visitantes em leads também faz parte dessa estratégia e isso ocorre quando a pessoa que visita o seu site fornece os dados pessoais que fazem com que ela seja identificável.

Outras táticas são incentivar a conversão dessas leads em clientes e fideliza-las

Numa visão geral, esse tipo de abordagem trás inúmeras vantagens como diminuição dos custos , mais geração de oportunidade de venda e aumento na taxa de conversão de uma maneira geral.

O inbound marketing facilita também a interação com o cliente com o objetivo de desenvolver um relacionamento que visa fidelizar seus clientes. É possível construir uma base de clientes muito maior e mais sólida com menos recursos, mas que convertem mais facilmente.

 

E o que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é facilmente confundido com o inbound marketing. Essa associação é bem comum, porém eles são bem diferentes.

De uma maneira simples de explicar o marketing de conteúdo é uma das ferramentas do inbound marketing. Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma parte da estratégia em atrair clientes, porém nem toda estratégia atende o marketing de conteúdo.

Explicando de forma simples, o marketing de conteúdo é responsável por gerar valor á marca que oferece esse tipo de conteúdo por que ele é responsável por tirar dúvidas, responder perguntas e até tomar uma decisão de compra.

A maneira mais comum de conteúdo  ainda são textos. Em formas de blogs ou até e-books onde são agregados materiais importantes e relacionados aquilo que é oferecido pela marca.

Além dessa, existe outras várias maneiras de criar conteúdo, como áudios, podcasts, imagens, vídeos, etc…

A vantagem de adotar essa estratégia está no fato de que a empresa consegue se tornar um autoridade naquele assunto do nicho em que ela trabalha. Ao mostrar seu conhecimento de mercado através de um conteúdo interessante e útil ela se destaca.

Isso gera também uma credibilidade que resulta em uma reputação ainda melhor da marca.

 

Um é independente do outro?

O marketing de conteúdo pode até não estar incluso no inbound marketing, mas esse deixa de abranger um peça de grande importância na estratégia de atração do cliente.

Imagine uma estratégia de atração que inicie coma produção de um e-book por exemplo. Essa é uma excelente maneira de para capturar leads, e em troca você recebe informações de contato como o e-mail.

D mesma forma acontece nas redes sociais com a produção de conteúdo, mais pessoas se engajam, o que aumenta a exposição. Quanto mais as passoas estiverem engajadas, maior será a divulgação da marca e mais oportunidades ela geral.

Com a ajuda de uma boa ferramenta de automação de marketing, você consegue não apenas gerenciar essas leads como também é possível qualifica-los .

Em resumo, o inbound marketing é em suma toda uma estratégia para atrair clientes até você, enquanto que o marketing de conteúdo é na verdade uma ferramenta importante que pode ser muito bem usada na geração dessa tração.

Embora elas até funcionem separadamente, a união dessa dupla resulta em muito mais retorno e resultados para o negócio que utiliza elas numa junção correta.

Ficou com alguma dúvida a respeito desse tema? Comente!

 

Leia Também: A Máquina De Vendas Online Funciona?

Henrique

Olá, meu nome é Henrique Toretto, tenho 25 anos. Sou Empreendedor Digital e a minha missão é ajudar você para que você consiga montar o seu negócio digital do Zero e trabalhar em casa de maneira lucrativa e honesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *