EMPREENDEDOR DIGITAL: O GUIA PASSO A PASSO PARA VOCÊ SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DIGITAL DE SUCESSO

Ultimamente cada vez mais pessoas buscam por maneiras de montar o seu próprio negócio, e na busca de ter melhores condições de trabalho, flexibilidade de horários, bons retornos financeiros e acima de tudo satisfação profissional, se tornar um empreendedor digital é uma ótima alternativa para quem busca todas essas vantagens.

Isso deve-se ao baixo investimento inicial e ao custo benefício que o negócio online oferece em ralação à negócios off-line , uma vez que você pode trabalhar de qualquer lugar e na hora em que você quiser. Além de poder utilizar ferramentas específicas para automatizar todo o processo prático do seu negócio.

Garantindo assim muito mais qualidade de vida, liberdade de tempo, liberdade geográfica e principalmente liberdade financeira , uma vez que é possível replicar todo o processo diversas vezes, aumentando consideravelmente seus ganhos.

Pensando nisso eu preparei um guia completo para quem quer se tornar um empreendedor digital.

O que é um empreendedor digital?

Podemos definir o empreendedor digital como o profissional que decide montar um negócio que opere de maneira digital, principalmente de forma online, ou seja, na internet.

Da mesma forma que no empreendedorismo off-line, o objetivo do empreendedor digital é obter lucro e trabalhar com melhores condições e de maneira mais simples.

Porém, diferente do empreendedorismo off-line, o empreendedor digital normalmente precisa investir um valor muito inferior inicialmente, além de não ser obrigatória uma estrutura física com uma equipe de funcionários.

Existem várias formas de se tornar um empreendedor digital. Você pode montar uma plataforma de e-comerce, um portal de cursos, revender produtos de terceiros como afiliado, entre muitos outros.

4 motivos para se tornar um empreendedor digital

Esse conceito de empreendedorismo digital tem se popularizado muito nos últimos tempos e existem vários motivos para isso acontecer.

Separei aqui os 4 maiores motivos para se tornar um empreendedor digital.

 

1.Aumento do ambiente virtual e popularização da internet

A internet tem se expandido grandemente e de maneira exponencial devido a possibilidade de uso em aparelhos mobile como tablets e celulares.

Isso torna possível não só a venda de produtos e serviços online, como também a divulgação de empresas físicas que querem expandir seus negócios.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 54% da população brasileira já possui acesso à internet e esse número só tende a aumentar cada vez mais, já que a internet vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas de diferentes faixa etária e independente de condições financeiras.

 

2.Dinamismo nas negociações

Outra vantagem de se tornar um empreendedor digital, é que a internet possibilita manter um dinamismo no seu negócio. Tudo isso porque na internet se dispensa a necessidade de encontros presenciais e tudo pode ser resolvido de forma online. E o melhor de tudo é que não existe a indisponibilidade de horário de funcionamento.

Tudo isso faz com que seu negócio se torne mais rápido, simples e flexível

 

3.Não existem barreiras geográficas

Outra vantagem em relação ao empreendedorismo offline, é que o empreendedor digital pode atingir um número infinitamente maior de clientes, uma vez que com a internet não existem barreiras geográficas.

Sem contar que com cada vez mais pessoas conectadas, a facilidade de vender para diferentes possíveis clientes é maior devido a rapidez com que as notícias correm no ambiente online.

O empreendedorismo digital aliado a um bom conteúdo e uma boa estratégia de divulgação, você consegue fazer com que pessoas de diferentes lugares conheçam seu negócio

 

4.Baixo custo de investimento

Um empreendedor digital não precisa se preocupar com uma estrutura complexa,compra de equipamentos, contratação e treinamento de um time de funcionários ou nada desse tipo.

Para se tornar um empreendedor digital, muitas vezes você só ira precisar de um computador e uma conexão com a internet.

Claro que isso varia com o tipo de negócio que você escolher para administrar. Porém é totalmente possível começar seu negócio apenas com seu computador e uma conexão com a internet sim!

Além disso diversos gastos que você teria caso optasse por se tornar um empreendedor offline, passariam a não existir mais.Esses gastos variam entre aluguel do espaço físico do seu negócio, treinamento e manutenção de uma equipe de funcionários,etc.

 

Como posso me tornar um empreendedor digital?

Por mais simples que possa parecer, se tornar um empreendedor digital requer alguns cuidados, planejamento e muito esforço, assim como no empreendedorismo convencional. O investimento no mercado digital pode até ser menor, porém é necessário estar atento ao mercado em que deseja atuar, pois cada passo deve ser dado estrategicamente de forma a gerar lucro para o seu negócio.

Veja abaixo três atitudes que vão te ajudar na criação do seu negócio digital:

 

  1. Defina seu nicho de mercado

Como eu disse, a internet te dá a possibilidade de você alcançar um público muito maior devido a inexistência de barreiras geográficas. Porém é importante que você não tente vender um produto que sirva pra todo mundo e no fim acabe não servindo pra ninguém.

Escolha um nicho de mercado e opte por resolver uma dor específica de um grupo de pessoas! Busque uma solução efetiva para um problema já identificado.

2.Crie uma estratégia de negócios

É necessário estabelecer algumas diretrizes para o seu negócio. Não basta apenas se tornar um empreendedor digital sem ter seus objetivos definidos a respeito do que você quer fazer ou do que você pretende com seu negócio.

Nesse momento é necessário agir de forma estratégica para que seus primeiros passos como empreendedor digital sejam sólidos e firmes. O correto é que você estude sobre o assunto, reflita e anote tudo!

É preciso elaborar um plano de negócios. Isso pode fazer você enxergar potencialidades do seu empreendimento e isso vai te mostrar os pontos que ainda precisam de ajustes, os pontos vulneráveis e te indicar como prosseguir de maneira correta

 

3.Monetize

Feito seu plano de negócios,com certeza você já deve ter pensado nesse ponto, certo?

 

Porém vale a pena reforçar: Você deve pensar em como o seu negócio vai ganhar dinheiro, e isso vai ser decisivo para que seu negócio tenha sucesso.

Mesmo que seu objetivo principal não seja o lucro, é muito importante para qualquer negócio que ele possa se manter sozinho e não fique dependente de investimentos externos. Portanto pense como o dinheiro vai chegar ao seu empreendimento.

As pessoas vão pagar por um produto ou serviço? Vão adquirir algum conteúdo? Isso vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal? Qual será o preço cobrado? Ele é suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável? Em quanto tempo eu pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial? E qual o retorno esperado?

É importante ter tudo isso e outros pontos definidos antes de colocar um empreendimento no ar, ou ele pode fracassar ainda nos primeiros momentos de vida.

 

Negócio digital lucrativo

Um dos empreendimentos digitais que vem ganhando destaque e obtendo excelente resultados, é o de venda de infoprodutos.

A cada dia a internet está sendo bombardeada com informações e as pessoas estão ficando cada vez mais criteriosas e disposta a pagar por conteúdos relevantes, buscando assim resolver suas dores e seus problemas.

Um exemplo claro disso é a Netflix. Antes as pessoas tinham um vasto conteúdo pirata de fácil acesso, mas ela tinha que se preocupar em procurar algo que lhes agradasse, além de se preocupar com o tipo de arquivo, a qualidade do produto, além é claro dos riscos evidentes de vírus presentes no arquivo que poderiam acabar danificando o aparelho.

De repente a Netflix chegou oferecendo

uma grande quantidade de filmes e séries em um só lugar por um valor mensal, acessível e com toda a garantia e qualidade. Logo ela conseguiu conquistar os fãs de cinema que estavam realmente dispostos a pagar por esse conteúdo.

Portanto investir na venda de conteúdo online tem se mostrado uma ótima oportunidade para se tornar um empreendedor digital.

Se você produz conteúdo relevante ou tem um vasto conhecimento em determinada área, você pode criar infoprodutos em formato de vídeo aulas entregues em uma área de membros, e-books, gia passo a passo, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Por outro lado, se você acha que não tem um conhecimento tão profundo assim ou não quer criar seu próprio produto, você pode se tornar um empreendedor digital atuando como afiliado de infoprodutos, ou seja, você pode revender produtos já prontos de terceiros e em troca você recebe uma comissão por cada venda realizada.

Essas comissões variam de acordo com os termos de cada produtor, mesmo assim esta é uma maneira de trabalhar online muito lucrativa.

 

13 dicas de como ser um empreendedor de sucesso

 

Se você chegou até aqui, é porque você está buscando maneiras de como ser um empreendedor digital e certamente a probabilidade de você se tornar um empreendedor ainda este ano é muito grande, certo? Se esse for realmente o seu caso, você está no lugar certo, pois este artigo foi escrito  para você! Nele eu listei 13 dicas muito especiais que se forem levadas a sério, farão toda a diferença e ajudarão você a se consolidar como empreendedor nessa nova empreitada.

Essas dicas são realmente muitos especiais e farão toda a diferença para que você se torne de fato um empreendedor digital e devem ser usadas de maneira conjunta para que possam gerar resultados reais e satisfatórios. Continue lendo e confira o que eu preparei especialmente pra você!

 

  1. Pratique boa leitura

A prática da leitura é essencial e decisiva na vida de pessoas de sucesso. Sei que para muitas outras pessoas  isso pode ser algo muito difícil, porém pratique a leitura, mesmo que seja um pequeno parágrafo diariamente de início. Com o passar do tempo, você desenvolverá o hábito de ler estará mais preparado para encarar os desafios e muito mais aberto a novas possibilidades. Porém, é preciso manter a disciplina e absorver apenas coisas úteis e que te ajudem na busca de como ser empreendedor digital.

  1. Busque bons exemplos

No decorrer do caminho, podemos acabar “entrando na fila errada”. Ou seja, podemos acabar nos espelhando em algumas pessoas que ainda não conquistaram sucesso na vida. Com isso, nós acabamos  repetindo os mesmos erros que elas. Por esse motivo a dica é: se espelhe em pessoas de sucesso para buscar inspiração e absorver aquilo o que elas tem de melhor.

  1. Busque novos horizontes

Uma das principais características que são essenciais para um empreendedor, é ter visão. Ele precisa enxergar mais longe e ver oportunidades onde pessoas comuns não enxergam, e por ser capaz enxergar mais longe, normalmente ele mal interpretado, e muitas vezes até chamado de louco. Mas não pense que ser chamado de louco por conta da visão, é algo ruim. muito pelo contrário, isso só mostra a maravilhosa capacidade de ver o que outros ainda não estão vendo, e é isso o que diferencia um empreendedor das demais pessoas.

    4. Concilie seu trabalho à sua paixão

Li certa vez uma frase que achei bastante interessante e reflete isso muito bem: “Você poderá dizer que encontrou sua vocação no dia em que sua história de vida influenciar seu trabalho – e não apenas o contrário”.

Muitas pessoas realmente acreditam que viver sua paixão não passa de um belo sonho, algo intangível,e que nunca será realizado. Como se isso fosse um grande privilégio de um grupo seleto de pessoas capazes de encontrar trabalhos nos quais elas amam realizar. Tudo mentira! Qualquer pessoa pode e deve, conciliar sua carreira à paixão, e isso é algo que você deve ter em mente se quiser saber como ser um empreendedor digital

    5. Faça um curso online de empreendedorismo

Se você realmente quer descobrir como ser um empreendedor digital, nada melhor do que usar a própria internet  para aprender como isso é possível. Conheça os principais profissionais da sua área, consuma os conteúdos eles oferecem gratuitamente, mas conheça também os produtos e serviços que eles vendem. Existem grandes profissionais com métodos excelentes que farão você descobrir como ser um empreendedor digital de sucesso.

O treinamento A Máquina De Vendas Online, criado pelo Tiago Bastos, por exemplo te dá um passo a passo teórico e prático para montar sua estrutura online de negócios e se tornar um empreendedor de sucesso e resultados. Conheça aqui!

  1. Se planeje diariamente

Esta é uma ótima dica!  Criar um hábito que seja bastante eficiente como anotar as tarefas por ordem de prioridade na noite anterior, é muito importante. Você pode começar o seu dia desenvolvendo as 3 tarefas mais importantes, jogando as atividades de menor importância para o fim da sua lista.

Não inclua nessa lista coisas irrelevante que só vão consumir o seu tempo sem gerar resultados para o seu negócio, mas apenas as que garantirão resultados. Você pode usar aplicativos, agenda, bloco de notas, lembretes, despertador, postites, enfim, utilize todo tipo de ferramentas e recursos necessários para facilitar seu dia-a-dia e torná-lo mais produtivo.

      7. Mantenha Foco nos seus objetivos

Digamos que você tem um objetivo e está anotando as suas tarefas mais importantes. Porém isso não terá muita utilidade se você não manter o foco na execução dessas tarefas. Pensar, planejar e raciocinar antes é essencial, mas tomar atitude e executar é o que vais determinar efetivamente o seu sucesso.

É o que promovemos em validação de ideias e aplicação de negócios. Muita pessoas cometem o erro de não se planejar antes, por outro lado,há aquelas que quando planejam, não executam.

  1. Descubra sua maior habilidade e ganhe dinheiro

Qualquer habilidade que você possuir pode se transformar em algum tipo de serviço ou produto na internet. Você só precisa saber empacotar. Isso é o que se conhece atualmente como o baú de dinheiro. Ou seja, uma fonte infinita de ideias que podem ser bastante lucrativas. O caminho para mudar de vida pode estar aí, e saber enxergá-lo é o ponto de partida para saber como ser um empreendedor digital!

9.saiba vender

Sabia que grande parte dos maiores milionários do mundo são ou já foram da área de vendas? Todos que desejam saber como ser um empreendedor digital ou convencional precisam dominar todas as técnicas de vendas. Você tambér deve aprender se quiser se tornar um empreendedor de sucesso!

  1. Forme um Networking

Networking é uma prática que se baseia numa espécie de troca de experiências e conhecimentos profissionais com o intuito de gerar mais oportunidades e criar vínculos entre as pessoas. Criar e manter uma rede de contatos é essencial para suprir necessidades e superar desafios em seu ramo de atuação.

  1. Mantenha relação com pessoas “importantes”

Isso não significa “fazer amizade por interesse”. Trata-se de conhecer profissionais-chaves que vão lhe ajudar a entrar a consolidar sua área carreira em sua área de atuação. Se for o caso,peça conselhos, aproxime-se, frequente eventos, enfim, esteja perto de quem já chegou onde você quer chegar.

  1. Não se contente com um emprego

Ter um emprego fixo, em muitos casos, pode parecer bom. Mas o máximo que ele pode ter dar, com exceções, é um bom salário. Existe uma  diferença enorme  entre lucro e salário. E como diria Jim Rhon, lucro é bem melhor que salário. Tenha um salário, mas busque sempre o lucro!

  1. Trabalhe durante o dia, seja empreendedor a noite

Para se tornar um empreendedor digital, você não precisa largar seu atual emprego. Você pode fazer as duas coisas. Trabalhe duranteo dia pelo seu ganha pão e durante a noite lute pela sua fortuna.Seja inovador no seu trabalho, implementando sempre novas ideias e veja como tudo começará a tomar forma.

 

Como ser um empreendedor digital

Bom, essas foram nossas dicas e insights para você descobrir como ser um empreendedor digital de sucesso. Para te ajudar ainda mais, abaixo segue o link de algo que pode te ajudar. Ele contém o passo a passo para você montar o seu negócio online e trabalhar quando e onde quiser, dependendo apenas de um computador e uma conexão com a internet!

Conclusão

E aí, pronto para se tornar um empreendedor digital e trabalhar pela internet?

Investir nesse tipo de empreendimento pode ser uma ótima opção para quem quer montar seu próprio negócio com baixo investimento e ainda poder usufruir das vantagens que essa atividade proporciona.

Mas antes não se esqueça de usar todas as dicas que eu te dei, pois é necessário planejamento e uma boa estratégia de marketing para o seu negócio.

Caso você queira saber como montar seu negócio online mesmo que você seja completamente iniciante, clique aqui e descubra.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário. Vai ser um prazer te responder

 

Gostou? Então leia também: 16 FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL QUE VOCÊ DEVE CONHECER

Henrique

Olá, meu nome é Henrique Toretto, tenho 25 anos. Sou Empreendedor Digital e a minha missão é ajudar você para que você consiga montar o seu negócio digital do Zero e trabalhar em casa de maneira lucrativa e honesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *