10 Dicas De Como Melhorar A Concentração Trabalhando Em Casa

Com certeza você já se pegou tentando ler um livro ou algum artigo importante na internet e se viu lendo o mesmo parágrafo meia dúzia de vezes, certo?
Ou então passou horas do seu dia vagando na internet atrás de notícias de celebridades, ou participando de correntes nas redes sociais, enquanto a montanha de tarefas se acumulava aos montes.
E no fim do dia você teve a sensação de que o dia passou voando e você não cumpriu nenhuma tarefa que tinha planejado um dia antes.
Se você se identificou cm algumas dessas situações, não precisa entrar em desespero. Hoje eu vou te mostrar como melhorar a concentração e manter o foco, se livrando de todas as distrações que acabam te atrapalhando, e como melhorar a concentração.
Vivemos hoje em uma era, onde a informação é crucial para o nosso desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional.
Somos bombardeados diariamente com uma quantidade absurdamente grande de informação, porém, é necessário filtrar quais informações são relevantes ou não.
Além disso, nos deparamos constantemente com acontecimentos e ferramentas que acabam exigindo a atenção que devíamos estar dando ao que realmente importa. Tirando assim a nossa concentração e o nosso foco.
E se você não assumir o controle dessas distrações agora para melhorar a sua concentração, pode ser tarde demais, pois com a chegada de mais novidades e avanços tecnológicos, ficará cada vez mais difícil se tornar uma pessoa realmente produtiva.
Vejamos agora 10 dicas de como melhorar a concentração. Ficou interessado? Então vamos lá.

Feche as abas do seu navegador

Mantenha no máximo duas abas do seu navegador abertas. Deixe somente aquelas que são realmente importantes para a tarefa que você está desenvolvendo.
Feche as abas de redes sociais, sites de entretenimento, etc. Desse modo, você evita que as notificações que cheguem, façam você parar o que está fazendo.

 

 

Desconecte-se

Faça algumas pausas de 10 minutos algumas vezes ao dia, pois a capacidade de se desconectar é essencial para nos mantermos no presente. Não é a toa que uma das maiores técnicas de produtividade, a Pomodoro, exige pausas de 25 minutos a cad turno de trabalho.

 

Responda quando puder

Você não deve ler os e-mails assim que eles chegam na sua caixa de entrada.
O ideal é que você verifique seu e-mail 3 vezes ao dia: de manhã, na hora do almoço e no final do dia. Aproveite e para desativar as notificações instantâneas.
Isso também vale para o telefone. Você não precisa atender toda vez que ele tocar. Em vez disso, agende um tempinho do seu dia para retornar as ligações.

 

Atenda um compromisso por vez

Prepare-se para sua próxima tarefa, se desconectando da anterior. Aproveite a sua pausa de 10 minutos entre uma atarefa e outra para relaxar. A próxima tarefa merece toda a sua atenção.
Então aproveite esse tempo de descanso para relaxar esquecer da tarefa anterior, pois assim ficará mais fácil de se dedicar a próxima.

 

 

Tenha um “retiro”

Você precisa de um lugar específico de trabalho que seja calmo e afastado.
Nem sempre colocar o celular no silencioso resolve, por isso é necessário pendurar em você uma placa “não perturbe”.
Ou seja, fuja das distrações do ambiente para que você possa ter uma boa concentração.

 

 

Modo silencioso

Já que citamos o celular, vamos lembra-lo de colocar ele no modo silencioso?
É muito difícil se concentrar em algo com mensagens do whatsapp chegando o tempo todo no ou notificações do facebook tirando a sua atenção.
Descubra e potencialize seu ritmo
Descubra o horário em que você é mais produtivo e faça as tarefas mais importantes nesse horário.
Existem pessoas que são proativas pela manhã, por outro lado existem aquelas que se sentem mais produtivas durante a tarde, e há ainda aquelas que só conseguem se sentir produtivas à noite.
Portanto é preciso descobrir qual o seu ritmo para que você obtenha o melhor resultado possível.

 

 

Mantenha o horário

Depois que você descobrir qual o horário que você se sente mais proativo, crie uma rotina de trabalho sempre no mesmo horário.
Trabalhar em diferentes horários contribui para que a sua concentração diminua por que não se cria um hábito, e isso faz com que você gaste muito mais energia.
Ter consistência num horário fixo de trabalho faz com que o nosso cérebro reaja muito melhor e se mantenha focado na atividade que precisa ser desenvolvida.

 

 

Tenha um bloco de anotações

Tenha sempre um bloco de anotações por perto para anotar qualquer ideia que possa quebrar o pensamento ou tarefa que tenha que ser feito mais tarde.
Assim o cérebro mantem o foco na atividade que você esta concentrado e deixa pra depois as tarefas menos importantes.

 

 

Certifique-se de que você está confortável

Tenha certeza de que a sua cadeira e mesa estão na altura certa para que você possa trabalhar confortavelmente.
Se a cadeira for muito alta ou sua mesa é muito baixo, você ficará desconfortável, e isso pode ser um motivo (ou desculpa) para se levantar e ir embora.
Portanto crie um ambiente confortável para que você se sinta motivado para trabalhar

 

 

Como melhorar a concentração: conclusão

Bom, agora que você já sabe como melhorar a sua concentração a través de pequenas atitudes, não deixe de coloca-las em prática.
Trabalhar em casa, diferente do que muitos pensam, não é uma atividade tão fácil assim. E apesar de valer muito a pena, requer muita disciplina e foco.
Para que fique bem gravado na sua mente, vamos relembrar as 10 maneiras de como melhorar a concentração

• Feche as abas do seu navegador

• Desconecte-se

• Responda quando puder

• Atenda um compromisso por vez

• Tenha um “retiro”

• Modo silencioso

• Descubra e potencialize seu ritmo

• Mantenha o horário

• Tenha um bloco de anotações

  • certifique-se de que você está confortável

 

 

Leia Também:

Henrique

Olá, meu nome é Henrique Toretto, tenho 25 anos. Sou Empreendedor Digital e a minha missão é ajudar você para que você consiga montar o seu negócio digital do Zero e trabalhar em casa de maneira lucrativa e honesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *