10 Dicas Infalíveis De Como Aprender Mais Rápido

Você é aquele tipo de pessoa que passa horas estudando ou lendo artigos em blogs, mas quando termina parece que não absorveu nenhuma informação nem aprendeu nada? Você não é o único com esse tipo de problema, ouço muitas pessoas que passar pela mesma situação. Por esse motivo, hoje vou te dar algumas dicas de como estudar e como aprender mais rápido.

Essas dicas são realmente muito poderosas e certames vão ajudar você a aumentar significativamente seu desempenho no aprendizado, melhorando sua concentração e memorização. Essas dicas são técnicas bem simples na verdade, mas que muitas pessoas não as utilizam e por isso não conseguem aproveitar todos os seus benefícios.

Coloque todas essas dicas em sua rotina de estudos ou apenas em alguma leitura complementar de um blog ou artigo e você vai sentir uma grande diferença na hora de estudar e aprender.  Anote todas as dicas, elas serão muito úteis para você. Boa leitura.

Preparado? Então vamos lá!

Tenha uma boa rotina de sono.

Em grande parte das vezes não há nada de errado com você ou com o método que você utiliza ou como estuda ou aprende: seu cérebro simplesmente não consegue absorver nenhuma informação porque seu corpo não descansado, assim, ele não consegue receber algo que está precisando. Muitas vezes, o que ele precisa é dormir. Portanto priorize suas horas de sono se você quiser que o seu cérebro esteja ligado o bastante para absorver as informações necessárias. As vezes tomar uma xícara extra de café não vai surtir efeito nenhum. O melhor nesse caso é parar com as sessões de estudo ou leitura tarde da noite. Em vez disso, vá para a cama cedo, durma o suficiente e levante cedo para estudar mais com o cérebro bem descansado. Estar com o cérebro descansado é fundamental se você estiver buscando como apender mais rápido

 

Se alimente bem.

Se você está se sentindo com fome, seu cérebro tem uma grande dificuldade de absorver qualquer informação. É difícil ter concentração quando todo o seu corpo sente que o estômago está vazio. Portanto coma o suficiente em todas as principais refeições. Você pode até escolher algo saudável para fazer um lanche enquanto estuda e durante as suas leituras, essa é uma grande dica para você que quer saber como aprender mais rápido.

 

Beba bastante água.

Seu corpo funciona bem melhor quando está hidratado. Se ele não tiver água o suficiente você não será capaz de se concentrar em nada. Você pode facilmente ficar distraído por cota da sua sede, e muitas vezes isso acontece até sem você perceber. A desidratação pode até causar sintomas como dor de cabeça, tornando mais difícil aprender e atrapalhando o método de como aprender mais rápido.

 

Pratique exercício.

É óbvio que você sabe que praticar exercícios faz bem para seu corpo e sua mente de várias formas, mas você sabia que eles também podem ajudá-lo como aprender mais rápido? Vários estudos mostram que exercícios leves durante o estudo podem ajudar como aprender mais rápido. Para pessoas muito ativas fisicamente ser forçado a ficar parado por muito tempo também pode tornar difícil manter o foco, por isso se exercitar durante o estudo também pode ser útil no sentido de como aprender mais ráoido.

Treine seu cérebro constantemente.

Como tudo na vida, como aprender mais rápido também é um hábito e por isso você pode precisar treinar seu cérebro para substituir alguns maus hábitos por bons. Melhore seu foco executando algumas tarefas mais complexas do que as habituais e sem pausas. Reserve um horário e lugar específico apenas para aprender e mantenha esse local intacto. O mais importante talvez seja encontrar algumas maneiras de tornar o seu aprendizado mais divertido. Isso vai fazer com que seu cérebro sinta prazer em estudar mais e você não terá tanta dificuldade para guardar o conteúdo e descobrir como aprender mais rápido.

 

Ensine outras pessoas.

Essa é uma lição que eu aprendi e que modificou meu aprendizado depois que eu coloquei em prática, você aprende mais quando ensina. Várias pessoas ainda não fazem isso, pois sentem vergonha, outras mesmo por egoísmo se recusam a ensinar os outros, o fato é que nenhuma dessas pessoas não sabem o que estão perdendo.

Pense nisso.

Eu mesmo sempre estou compartilhando conhecimento e isso é preciso para colocar em prática tudo o que aprendi e continuo aprendendo para assim conseguir memorizar melhor um conteúdo, então qual a melhor maneira de como aprender mais rápido? Ensinando outras pessoas!

 

Descubra o horário que você é mais produtivo nos seus estudos.

Todas as pessoas têm um horário em que o rendimento é maior, eu, por exemplo, aprendo muito mais na parte da manhã, onde a minha concentração e energia me ajudam muito mais no processo de como aprender mais rápido e com mais facilidade nesse horário.

Descobrir qual horário você é mais produtivo vai ajudar você a descobrir como aprender mais rápido e com muito mais facilidade, afinal, não adianta você brigar com você mesmo. Se na parte da manhã você é muito sonolento esqueça e estude outra hora do dia.

É claro que nem todo mundo tem esse privilégio, para alguns só é possível estudar a noite, nesses casos recomendo desenvolver o hábito de estudar para se habituar à sua rotina de estudo noturno, pode ser mais complicado, mas é possível.

Leia Também: 10 Dicas De Como Melhorar A Concentração Trabalhando Em Casa

                               A Máquina De Vendas Online Funciona?

Defina seu objetivo para estudar e aprender.

Não adianta nada você estudar se você não sabe qual o propósito pelo qual você está estudando. Esse erro é bem mais comum do que se imagina e faz uma  enorme diferença hora de saber como aprender mais rápido.

Estudantes e profissionais se esquecem de definir seus reais objetivos e suas metas para estudar e com isso acabam tornando o aprendizado ineficaz, pois muitas vezes estudam conteúdos que não serão úteis para seus objetivos.

Imagine o seguinte:

Seu cérebro é uma máquina que consome muita energia, portanto qualquer atividade que não tenha utilidade ou sem uma recompensa clara acaba sendo inútil e por isso ele deixa de executar com eficiência.

Então se você estuda sem um objetivo claro, o seu cérebro entende isso como uma atividade sem utilidade, logo tem necessidade de se concentr nem memorizar o conteúdo, afinal não vai ser usado para nada.

Elimine o estresse.

Um dos maiores inimigos de como aprender mais rápido e da memorização de um conteúdo é com certeza o stress.  Além de ser prejudicial para seu corpo,  ele torna seus estudos se tornam completamente inúteis prejudicando o método de como aprender mais rápido.

Quando o cérebro está em um grau muito alto de estresse ele produz uma enorme quantidade de cortisol, e isso é o que impede o seu cérebro de se concentrar, memorizar um conteúdo e você perde eficiência em como aprender mais rápido. Portanto se você estiver estressado e ao mesmo tempo estiver lendo algo, saiba que sua mente não irá memorizar nada.

Se você perceber que está muito estressado, a dica é nem começar a estudar algum conteúdo, pois será apenas perda de tempo, o correto é buscar maneiras de relaxar a sua mente e deixá-la em um estado ideal para o seu aprendizado.

 

Mantenha a consistência.

A falta de consistência nos estudos é o fator que torna o aprendizado cada vez mais difícil. Tudo isso porque o aprendizado é construído pouco a pouco e se você para por muito tempo, você perde aquilo que você já aprendeu.

Para ter sucesso em como aprender mais rápido, estude todos os dias. Pode acontecer de você ter algum contratempo ou outro, isso não é prejudicial , desde que você volte a estudar no dia seguinte.

O que não deve ser feito é ficar vários dias sem estudar, ou fazer com muitas pessoas que começam bem, mas no dia seguinte desanimam e só voltam a estudar dias depois. Se você estiver fazendo isso, é melhor parar!

 

Como aprender mais rápido

Bom, ao longo desse artigo eu tentei passar as melhores dicas para você sobre como aprender mais rápido

Claro que existem muitas outras técnicas, macetes e maneiras de facilitar a absorção de conteúdo, mas o que você recebeu aqui sem dúvida é o suficiente para mudar completamente seu modo de estudar.

Mas de nada vale ler esse artigo e não colocar nada em prática o que aprendeu. E comece a gora mesmo a escolher as dicas que você irá usar em seus estudos.

Escolha uma dica para usar em seus estudos, e comece a usá-la hoje mesmo e me conte qual foi dica você mais gostou e de que forma pretende usar. Deixe um comentário, sua participação é importante.

Ah! Se você gostou do que aprendeu aqui, clique em baixo e compartilhe com um amigo, ele também poderá gostar.

 

Henrique

Olá, meu nome é Henrique Toretto, tenho 25 anos. Sou Empreendedor Digital e a minha missão é ajudar você para que você consiga montar o seu negócio digital do Zero e trabalhar em casa de maneira lucrativa e honesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *